Sede Social

A história da sede social do Clube Centenário começou em 1954, quando o então prefeito de Formiga Sócrates Bezerra de Menezes sancionou a Lei 239, que cedia uma área no entorno da Praça Ferreira Pires à sociedade recreativa e cultural que primeiro se organizasse juridicamente e se denominasse “Clube Centenário”. Um dia após a promulgação da lei, a diretoria da sociedade recreativa realizou sua primeira reunião.

Mesmo com apoio político do prefeito e isenção de diversos impostos municipais, era difícil executar a obra, por questões financeiras Para viabilizar a construção foram realizadas festas e campanhas para arrecadar verbas, além de um mutirão liderado por Josevir Ribeiro (Virico), que comandou as obras.

A sede social do Clube Centenário tem uma arquitetura imponente, ladeada pela escadaria que liga a Praça Ferreira Pires ao Museu Histórico Francisco Fonseca e conta com um salão nobre, onde já foram realizados diversos bailes, festas de formatura, aniversário, casamento, além de sediar eventos importantes e históricos para a cidade. Um rico arquivo fotográfico está disponível no clube, e é um verdadeiro relicário da história da sociedade formiguense.

No local funciona também a secretaria do clube, o espaço conta ainda com salas para atividades como ginástica localizada, step, yoga, pilates, massagem, ballet e karatê. Hoje, parte do prédio da sede social é alugada para a Câmara Municipal.